segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Feira de Software

O que mais fascina na informática não é a tecnologia em si, mas as possibilidades que ela oferece para a criatividade humana. Mesmo depois de esgotadas todos os recursos de um software, ainda podemos criar outros usos para ele. Ou seja, reforçando o que estudamos na semana passada, um software educativo é todo e qualquer software utilizado com finalidade educativa. Neste sentido, podemos a partir de um software de uso comercial, como uma planilha de cálculos, criar uma atividade educativa. Isso não é maravilhoso ? Esta semana a proposta é a de participar de uma verdadeira "feira". Vamos passear pelas "barracas" de softwares, olhar, pegar alguns para testar e pensar no seu uso. Vamos experimentar e pesquisar até mesmo os que não foram criados especificamente com uma finalidade educativa, como é o caso dos aplicativos do LibreOffice (editor de texto, de apresentações e planilha de cálculos, por exemplo. Nossas indicações serão sempre para o uso de softwares livres, mas você pode usar os aplicativos que estiver acostumado. Nas discussões desta semana nós vamos falar de experiências na utilização de software educativo ou vamos pesquisar algumas. Você e seus colegas vão montar uma "feira". Após você conhecer alguns softwares, que serão propostos por nós e por seus colegas, nós iremos, na próxima semana, estudar alguns aspectos relacionados à avaliação de software educativo. A atividade desta semana será muito importante para o trabalho final de nossa disciplina, onde iremos utilizar todos os conhecimentos e competências adquiridas até agora. Vamos lá ? A seguir, listamos alguns links de exemplos de ambientes ou softwares que podem ser utilizados com finalidade educativa (é importante esclarecer que os programas aqui propostos são de domínio público ou são versões de demonstração, que foram disponibilizadas pelos responsáveis):
 1) "Em http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/softwares_index.php estão listados alguns softwares que consideramos interessantes para o ensino e aprendizagem de matemática. Para ver sugestões de atividades utilizando estes softwares, visite a página de Atividades do próprio site.
 2) Em http://rived.mec.gov.br (RIVED) você encontra os Objetos de Aprendizagem. Após entrar no site, você escolhe as opções e pode, através do link “Visualizar”, testar os softwares, que são denominados “Objetos de Aprendizagem”. 
3) O blog http://sweducativo.blogspot.com traz alguns exemplos dos tipos de software educativo que falamos no texto do Estudo 1. 
4) Site do professor Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ com exemplos de uso dos softwares matemáticos Geogegra, C.A.R e Calques 3D 
5) Grupo do professor Humberto José Bortolossi no Facebook http://www.facebook.com/groups/180800351982211 
6) Material produzido pelos Institutos GeoGebra da Espanha para o Ministério da Educação da Espanhahttp://www.geogebra.es/cvg/index.html
 7) Pavilhão do Conhecimento :: Ciência Viva http://www.pavconhecimento.pt/noticias/index.asp?id_obj=1471